Institucional · COVID-19: MEDIDAS DE RESPOSTA
EN FR PT
Enquadramento e medidas de resposta ao Covid-19
Saiba mais

COVID-19: MEDIDAS DE RESPOSTA

A segurança de todos é o nosso compromisso

No Grupo Casais estamos conscientes do desafio que o surto epidémico COVID-19 trouxe para cada um de nós, e respetivas famílias, por isso, estamos profundamente comprometidos em tomar todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança, saúde e bem-estar dos nossos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral.

 

Para assegurar um nível de segurança quanto aos riscos de contágio dentro desta nossa Comunidade, criámos um Comité constituído pela Comissão Executiva do Grupo, Diretores Coordenadores e a Equipa de suporte coliderada pelo DRH (Departamento de Recursos Humanos) e DPS (Departamento de Prevenção e Segurança) que incorpora elementos destas áreas e da área de Comunicação.

 

O objetivo deste Comité é:

- Criar um único ponto de contacto e tomada de decisão relacionado à ameaça COVID-19;
- Maximizar a segurança e o bem-estar das equipas;
- Minimizar os impactos negativos nos negócios;
- Procurar e fornecer informações oportunas, relevantes e claras;
- Manter as operações dentro do quadro de normalidade atual e procurar a retoma de níveis de normalidade a 100% o mais rápido que possível.

 

Temos vindo a acompanhar as diretrizes que têm sido vinculadas e, em Portugal, implementámos um conjunto de medidas em linha com as recomendações das Entidades competentes e que têm sido amplamente difundidas (comportamentos individuais, higienização, controlo do estado das pessoas nos postos de trabalho), assim como diretivas adicionais de comportamentos e boas práticas, tanto em contexto de escritório como em site de obra.

 

Temos consciência que vamos continuar a ter casos positivos, mas temos estado a melhorar os procedimentos todos os dias para constituir processos de mitigação do risco de contágio, assumindo que cada caso é uma aprendizagem.

 

  1. PLANO DE CONTINGÊNCIA E MEDIDAS DE PREVENÇÃO - ESCRITÓRIOS
  2. - É obrigatória a verificação de temperatura antes de entrar nas instalações;

  3. - É obrigatório a higienização das mãos à entrada e saída das instalações;

  4. - É obrigatório respeitar o distanciamento físico mínimo de 2 metros; 

  5. - É obrigatório respeitar os circuitos identificados, bem como a sinalética temporária interior e exterior; 

  6. - É obrigatória a utilização de máscara nos espaços de circulação do edifício e sempre que não seja possível garantir o distanciamento físico;

  7. - Os escritórios devem ter, durante o período de trabalho, caso as condições climatéricas o permitam, as janelas e/ou portas abertas, de forma a haver ventilação natural dos espaços;

  8. - Antes de iniciar o dia de trabalho, todos os colaboradores devem limpar e desinfetar as mãos. Este processo deve ser repetido na saída para almoço, na entrada no trabalho, após o almoço, e à saída do trabalho, no final do dia. De notar que este procedimento deve ser realizado sempre que necessário; 

  9. - É obrigatório cada Colaborador higienizar o espaço de trabalho e os equipamentos de uso pessoal diariamente (computador, teclado, rato, telefone, entre outros); 

  10. - As limpezas (em particular das portas, torneiras, mesas, cadeiras, etc.) e os mecanismos de desinfeção nas instalações foram reforçados;  

  11. - Os horários, a sinalética e as indicações de acesso aos locais de refeição devem ser respeitados assim como a distância indicada e o cumprimento das instruções para solicitar higienização do mobiliário antes de uma próxima utilização por outro colega;

  12. - É obrigatório higienizar as mãos antes e depois de utilizar a máquina de café, cafeteira, fonte de água, máquina de vending micro-ondas, fotocopiadora ou outros equipamentos de uso comum

  13. - As copas não devem ser utilizadas para convívio social e deve ser respeitada a lotação máxima indicada para cada espaço;

  14. - Todas as reuniões internas são realizadas através das ferramentas de comunicação online, nomeadamente, com a utilização da aplicação Teams (Microsoft);

  15. - Todas as viagens de trabalho continuam suspensas. O Grupo Casais, no que respeita à mobilidade dos respetivos trabalhadores, não obstante o respeito pela liberdade dos mesmos, reservar-se-á o direito de determinar a validação de viagens de regresso/entrada nos vários mercados;

  16. - A participação presencial em eventos nacionais e internacionais continua suspensa;

  17. - Todas as ações de formação são realizadas, preferencialmente, por webinar;

  18. - Sempre que terminar uma reunião presencial, é obrigatório identificar o espaço como não desinfetado e solicitar a sua higienização à equipa de limpeza;

  19. - O contacto com motoristas e estafetas que se dirijam às instalações deve ser evitado;

  20. - Privilegiamos o contacto dos nossos clientes, fornecedores e parceiros através de telefone, correio eletrónico e/ou através de plataformas digitais de conversação;

  21. - O regresso dos colaboradores ao escritório só é validado depois de realização do módulo “Plano de Contingência e Medidas de Prevenção – Escritórios”, promovido pela Academia Casais em regime de e-learning, com aproveitamento positivo.

  22. - Consulte o nosso Manual do Plano de Contingência e Medidas Preventivas para o regresso dos Colaboradores em segurança AQUI.

 

  1. PLANO DE CONTINGÊNCIA E MEDIDAS DE PREVENÇÃO – SITE DE OBRA
  2. - Em obra, alterámos os procedimentos de gestão e organização de obra para que exista uma distribuição das equipas por zonas circunscritas, equipas essas que terão sempre um responsável e implementamos um sistema de identificação de cadeia de comunicação para garantir que a informação flui por todas as equipas de obra;

  3. - Na sequência dos primeiros casos suspeitos em meados de março, que implicou a suspensão voluntária de duas obras, estamos nesta fase a setorizar as frentes nas obras sendo as equipas separadas em subequipas, isto para poder interromper apenas uma parte em caso de contágio numa determinada zona;

  4. - Reforçamos as limpezas e mecanismos de desinfeção, colocámos desinfetantes das mãos nas obras e/ou aumento de pontos de lavagem das mãos equipados com dispensadores de sabão;

  5. - Os contentores devem ter, durante o período de trabalho, caso as condições climatéricas o permitam, as janelas e portas abertas, de forma a existir ventilação natural dos espaços. À noite devem ventilar com as janelas, levemente, abertas;

  6. - Definimos um ou mais locais de isolamento em obra para onde o trabalhador sintomático será encaminhado e, seguidamente, evacuado;

  7. - Reduzimos as reuniões presenciais, com entidades parceiras na obra ou mesmo nas instalações dos parceiros ao mínimo necessário;

  8. - Sempre que possível as reuniões são feitas remotamente;

  9. - Os veículos de transporte de pessoal são higienizados frequentemente;

  10. - O contacto com motoristas e estafetas que se dirijam à obra foi reduzido ao mínimo necessário;

  11. - A documentação externa deve repousar um período de 24h, compartimentando-a em espaço próprio, para diminuir o potencial de infeção;

  12. - Os trabalhadores devem circular por trajetos alternativos de forma a cruzarem-se o menos possível;

  13. - Privilegiamos a manutenção e exclusividade das equipas em obra;

  14. - Para mitigar o risco de contágio no contexto de obra, promovemos métodos de organização e distribuição de tarefas a cada colaborador, assinalando dentro do possível e de preferência o mesmo espaço/zona na obra;

  15. - Incentivamos uma maior rastreabilidade da distribuição dos colaboradores pelos vários espaços. Assim, em caso de contágio, é mais fácil identificar as situações de contacto próximo e tomar medidas de isolamento mais assertivas;

  16. - Nas viagens de média e longa distância os lugares disponíveis por viatura foram reduzidos a 1/3. Sempre que possível, na entrada para cada viagem é realizada verificação de temperatura. As paragens em estações de serviço e a frequência do número de viagens trabalho/caso também foram reduzidas;

  17. - As entregas de materiais passaram a ser planeadas e monitorizadas cumprindo o protocolo de entrega e rastreio definido pelo Estaleiro Central (identificando condutor, empresa e pessoas com quem houve contacto na obra);

  18. - Pedimos às empresas externas que trabalham em obra (Subempreiteiros) para implementar o modelo de acompanhamento de casos em observação e cumprir as regras internas de prevenção;

  19. - Incentivamos as Equipas de Subempreiteiros que trabalham connosco a manter as mesmas equipas atribuídas às obras, com o intuito de não permitir circulação de pessoas entre obras, em especial entre obras de diferentes empreiteiros;

  20. - A entrada de novas equipas de subempreiteiros em obra apenas será possível com o cumprimento das regras definidas pelo Grupo;

  21. - Implementamos a distribuição de turnos de refeição em função da capacidade que permita distanciamento social com ocupação máxima de 1/3 nas cantinas e local;

  22. - Recorremos ao fornecimento obrigatório de refeição por take-away ou catering, em marmitas com a comida condicionada para que seja evitada a deslocação a restaurantes e cantinas, com exceção dos colaboradores que tragam as suas refeições (excecionalmente podem alimentar-se dispersos na obra em locais minimamente higienizados);

  23. - Procuramos implementar a introdução de vitamina C nas refeições distribuídas;

  24. - Elevámos o grau de cuidado e incrementámos meios humanos e materiais para garantir o reforço da higienização nas cantinas e nos alojamentos;

  25. - Na Páscoa interrompemos todas as obras por 5 dias para reorganizar processos e medidas;

  26. - Consulte o nosso Manual do Plano de Contingência e Medidas Preventivas para o regresso dos Colaboradores em segurança AQUI.

 

  1. PLANO DE CONTINGÊNCIA E MEDIDAS DE PREVENÇÃO – GERAL
  2. Adicionalmente, promovemos ainda um conjunto de boas prátcias comuns a todos os colaboradores do Grupo Casais:

  3. - Temos uma equipa de Técnicos de Segurança dedicados só ao Covid-19 em articulação diária com todas as Equipas no terreno e em obra;

  4. - Suspendemos a utilização do registo de controlo de acessos pela via biométrica. O mesmo deve ser feito com o cartão de colaborador; 

  5. - Definimos locais de isolamento para onde um trabalhador sintomático será encaminhado e, seguidamente, evacuado;

  6. - Implementamos um conjunto de regras de acesso aos nossos edifícios (já mencionadas no Plano de Contingência e Medidas de Prevenção – Escritórios) e aos nossos estaleiros. Desta forma, o acesso aos nossos Estaleiros deve respeitar as seguintes normas:
  7. - É proibida a entrada a qualquer elemento externo sem autorização prévia;
  8. - Enquanto aguarda para ser atendido, deve manter-se dentro do camião;
  9. - Deve deixar as cargas nos locais devidamente identificados para o efeito;
  10. - Deve lavar ou desinfetar as mãos antes e depois da assinatura de documentos, quer em suporte digital quer em papel. Sempre que possível este ato deve se feito por outro meio alternativo (ex. confirmação por email).

  11. - A documentação externa deve repousar um período de 24h, compartimentando-a em espaço próprio devidamente identificado (quarentena documental), para diminuir o potencial de infeção;

  12. - Pedimos aos trabalhadores para circular por trajetos alternativos de forma a cruzarem-se o menos possível;

  13. - Apelamos à alteração de hábitos sociais, nomeadamente, o aperto de mão e outras formas de contacto que possam facilitar a transmissão;  

  14. - Disponibilizamos informação útil, de sensibilização e de prevenção em vários canais para chegar a todos os Colaboradores diretos e indiretos que pertencem à cadeia de produção (tais como etiqueta respiratória, distanciamento físico, identificação de sintomas, cuidados a ter, cuidados na colocação e remoção de máscaras, luvas, medição de temperatura/utilização de termómetros);

  15. - Promovemos medidas de higiene das mãos, bem como, boas práticas no manuseamento de acessórios no dia a dia (equipamento/material de escritório como secretárias, cadeiras, canetas, furadores, entre outros, cartões, chaves, interruptores, puxadores/maçanetas das portas/janelas, corrimões, equipamentos informáticos, comandos remotos, telefones/telemóveis, máquinas de “vending”, máquinas/ferramentas de uso coletivo, etc.);

  16. - Analisamos em cada comunidade (cidade) e aferimos em cada site de obra o estado de risco;

  17. - Definimos três níveis de resposta em função do risco interno e externo e, para cada um, identificamos um conjunto de medidas;

  18. - Consulte o nosso Manual do Plano de Contingência e Medidas Preventivas para Visitantes AQUI.

 

  1. APOIO AO COLABORADOR E FAMÍLIA
  2. O nosso Grupo tem como prioridade a preservação dos seus Colaboradores e Famílias, e procura todos os dias garantir processos e procedimentos que permitam desenvolver o trabalho imprescindível para o futuro da sua sustentabilidade no contexto do COVID-19.

  3. Também, desde o início, estamos a atuar e a adaptar iniciativas e ações com o objetivo de mitigação de risco de saúde dos Colaboradores e seus Familiares, com:

  4. - Encontramo-nos a fazer testes, quando o próprio SNS não exige, para tranquilizar Colaboradores, Familiares dos nossos Colaboradores e Colaboradores de Subempreiteiros;

  5. - Criámos uma Linha de Apoio Psicológico totalmente confidencial e anónima que divulgamos para todos os Colaboradores;

  6. - Promovemos sessões de mindfulness, sessões para chefias e colaboradores com temas gerais bem como webinares e formações online para colaboradores em teletrabalho, em isolamento profilático ou quarentena; 

  7. - Incentivamos semanalmente a prática de atividades desportivas com sessões de Treino Funcional e Yoga no formato online;

  8. - Enviamos lembretes, alertas e informações por sms para todos os colaboradores;

  9. - Alargamos os testes a Familiares dos nossos Colaboradores;

  10. - Proporcionamos espaços de isolamento adequados para a recuperação dos Colaboradores;

  11. - Apoiamos na entrega de alimentação e medicação e outros serviços durante o período de quarentena;

  12. - Enviamos recomendações e informação para contribuir para uma boa recuperação das pessoas com Covid-19 positivo (com informação sobre o reforço de sistema imunitário pela alimentação e suplementos vitamínicos, e com recomendações e instruções para atividade física), esta inciativa conta com o apoio de um consultor na área da medicina contratado para acompanhar a nossa Equipa de Segurança nesta fase;

  13. - Estamos a acompanhar diariamente a evolução dos sintomas para poder atuar com serviço de saúde em caso de necessidade.

 

Encaramos os constrangimentos e problemas que surgem como desafios, não sendo estes certamente apenas nossos, mas sim de todos os que trabalham neste contexto atual e que continuam a garantir o funcionamento da economia e da sociedade.

 

A nossa dimensão constitui uma grande responsabilidade para com a nossa comunidade direta e indireta, e nesse sentido estamos a mostrar o caminho de como podemos operar num contexto adverso.

 

Estamos em articulação constante com todos os Stakeholders na partilha de boas práticas porque todos estamos preocupados com o mesmo, desde o trabalhador até à gestão de topo. Tal como sempre fizemos, continuamos a privilegiar a transparência e a confiança nas relações que estabelecemos com todos os nossos Interlocutores.

 

  1. +ALERTA E FORMAS DE CONTACTO
  2. O email covid19@casais.pt é uma das formas de comunicação que estamos a utilizar desde o início para interagir internamente e externamente, e é um email que está a ser visualizado por todos os membros do Comité de resposta COVID-19.

  3. Entretanto, implementamos também uma forma de comunicação de alertas para todos os nossos utilizadores registados no Microsoft Teams. Para democratizar e disseminar o sistema, e porque queremos que a interação seja estendida aos nossos parceiros e subempreiteiros, criámos também um número de telemóvel que permite que qualquer colaborador interno ou externo possa enviar os seus alertas por mensagem.

  4. Para mais informações e/ou sugestões de melhoria, contacte-nos através:
  5. Email: covid19@casais.pt
  6. SMS: +351 916 400 039 (aplicável apenas a Portugal)
  7. Aplicação Microsoft Teams: +ALERTA

 

Imprimir esta página
Guardar como PDF
©2020 Grupo Casais
todos os direitos reservados
newsletter
Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do Grupo Casais
Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.
©2020 Grupo Casais todos os direitos reservados
voltar ao topo
PARTILHAR ESTA PÁGINA:
Aviso!
Addo re haec ii unum idem ex cera sumi ob!
Notandum callidus memoriae hic deo exsurgit. Contineri mo sufficere se ingeniosi devinctam perfectis id ad.
Ok
Cancelar