Institucional · CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL E CONDUTA
EN FR PT
Enquadramento e medidas de resposta ao Covid-19
Saiba mais

CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL E CONDUTA

O Código de Ética Empresarial e Conduta orienta o comportamento pessoal e profissional de todas as pessoas do Grupo Casais.

O Código de Ética Empresarial e Conduta, criado em 2016 e atualizado em 2020, é uma das principais expressões da cultura corporativa do Grupo Casais, orientando o comportamento pessoal e profissional de todas as pessoas do Grupo, independentemente do cargo ou da função que desempenham, bem como a relação entre colaboradores, clientes, fornecedores e demais parceiros com quem o Grupo Casais interage.

 

O presente Código de Ética Empresarial e Conduta (adiante designado apenas por “Código”) estabelece as linhas de orientação em matéria de ética empresarial e Governance aplicável à CasaisInvest SGPS (holding de topo) e extensível a todas as entidades integradas no seu perímetro de consolidação e âmbito de gestão (Grupo CASAIS), e de conduta pessoal que devem pautar a atuação de todos os colaboradores do Grupo CASAIS, entendendo-se como tal todos os colaboradores de qualquer uma das empresas que seja detida em parte ou na totalidade pelo Grupo CASAIS, assumindo-se que faz parte do seu universo empresarial, independentemente da sua área de negócio, localização geográfica ou atividades, incluindo-se naturalmente o Conselho de Administração e todos os membros dos Órgãos de Administração e/ou Gerência das entidades do Grupo CASAIS. Este Código de princípios e padrões de negócio identifica valores, a missão e define a ‘consciência ética’, que na sua esteira estabelecem e incentivam a conduta e comportamentos éticos na organização e no seu relacionamento com outros colaboradores e nas relações externas com clientes, fornecedores e todos os terceiros que façam parte direta e indiretamente da sua atividade.

 

A aplicação do Código e a sua observância não impede nem dispensa a aplicação de outras regras de conduta ou deontológicas, nomeadamente as de ética de indústria ou setor de atividade e as de programas específicos ou grupos participados, sejam elas de fonte legal ou de qualquer outra natureza, aplicáveis a determinadas funções, atividades ou grupos profissionais, ou mesmo as que decorram da natureza legal regional onde a atividade se encontre a ser desenvolvida.

 

É compromisso do Grupo CASAIS, garantir que os princípios adotados neste Código sejam comunicados e respeitados por todos os colaboradores diretos e indiretos e parceiros de negócio. Somos julgados pelo modo como agimos. A nossa reputação será mantida se agirmos de acordo com as leis e com os nossos Princípios Empresariais. Incentivamos por isso os nossos parceiros comerciais a viver segundo os mesmos princípios ou princípios equivalentes.

 

Como parte do sistema de gestão, cabe também às Direções a responsabilidade de proporcionar aos colaboradores e terceiros canais seguros e confidenciais para remeter questões sensíveis e fazer o relato de casos de desrespeito dos Princípios Empresariais. Por outro lado, cabe aos colaboradores a responsabilidade de relatar à CASAIS quaisquer suspeitas de infração dos Princípios Empresariais.

 

A Ética Empresarial CASAIS e a conduta de todas as Entidades e destinatários do CE são fundamentais para a maneira pela qual conduzimos nossos negócios e caraterizam a perpetuação da ‘mestria’ deixada pelos seus Fundadores, em particular, o Mestre Casais. O legado tem caraterizado o modo de atuar ao longo de mais de 60 anos de história, constituindo os alicerces do ADN CASAIS e incentivo para o crescimento do mesmo. Estes são os valores éticos que qualificamos como ‘próprios’ da CASAIS.

 

A comunicação de eventuais irregularidades ou infrações a este Código deve ser dirigida por escrito, em suporte de papel ou digital para o endereço eletrónico etica@casais.pt, ou através da aplicação +Alerta, por qualquer colaborador do Grupo CASAIS, acionista, cliente, fornecedor ou qualquer outra parte interessada.

 

 

Guião de Integridade

O nosso Código de Conduta e Ética Empresarial tem como principal objetivo fornecer as linhas orientadoras que pautam a nossa atuação nos mercados e comunidades onde nos inserimos.

 

Neste sentido, o Código poderá não fornecer conselhos específicos para todos os tipos de situação, dilema ou decisão. Para o ajudar a avaliar qualquer tipo dilema que possa ter em relação ao nosso Código Conduta e Ética Empresarial, poderá utilizar o nosso Guião de Integridade. De notar que, para além de consultar o Guião de Integridade, poderá pedir ajuda ao Departamento de Recursos Humanos bem como ao Departamento Jurídico do Grupo CASAIS.

 

EM CASO DE DÚVIDA, PERGUNTE A SI MESMO (A)…

  • Estou a respeitar os valores centrais “Conhecimento, Cooperação, Dedicação, Determinação, Flexibilidade, Humanismo, Integridade e Rigor” do Grupo CASAIS?
  • As minhas ações são éticas e estão em linha com os princípios orientadores e objetivos do Grupo?
  • A minha ação/decisão está devidamente enquadrada na lei e eu tenho autorização para avançar?
  • Entendo na totalidade os potenciais riscos, incluindo os riscos para a reputação do Grupo CASAIS?
  • É a atitude correta? Estou a dar o melhor exemplo?
  • Se a minha ação/decisão for do conhecimento público, continuarei a sentir que agi corretamente?

 

Se precisar de aconselhamento sobre qualquer questão relativa ao Código, ou tiver uma preocupação que queira comunicar, fale com o Departamento de Recursos Humanos ou com um representante jurídico do Grupo CASAIS.

 

Caso saiba ou desconfie de que alguém está a violar o nosso Código de Ética e Conduta Empresarial, é sua obrigação reportar a situação. Tenha em consideração que, caso não reporte a situação, está a colocar a reputação do Grupo CASAIS em risco, bem como a aplicação de eventuais multas que poderão afetar os resultados financeiros da empresa. Reportar um problema dá a oportunidade ao Grupo CASAIS de detetar uma potencial ou real violação do Código com antecedência.

 

O Grupo CASAIS não tolera nenhuma forma de retaliação direcionada a qualquer um que, de boa fé, levante uma questão sobre uma possível violação do Código. Neste sentido, qualquer ato ou ameaça de retaliação contra funcionários do Grupo CASAIS serão também tratados como uma violação grave do nosso Código de Conduta e Ética Empresarial.

Imprimir esta página
Guardar como PDF
©2020 Grupo Casais
todos os direitos reservados
newsletter
Subscreva a nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do Grupo Casais
Ao subscrever, está a aceitar a nossa política de privacidade.
©2020 Grupo Casais todos os direitos reservados
voltar ao topo
PARTILHAR ESTA PÁGINA:
Aviso!
Addo re haec ii unum idem ex cera sumi ob!
Notandum callidus memoriae hic deo exsurgit. Contineri mo sufficere se ingeniosi devinctam perfectis id ad.
Ok
Cancelar